Projeto de leitura
TEMA: Mergulhando na Leitura
DURAÇÃO DO PROJETO: Este projeto será desenvolvido durante o decorrer do ano
CLIENTELA: 1º ano á 4ª série do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento. Ler para ser um cidadão do mundo letrado.
Dessa forma, a prática de ensino deve centrar-se no uso da linguagem: língua oral, para que os alunos saibam adequar suas falas aos diferentes contextos diários e da língua escrita para que, ao compreender o uso das diferentes formas em que ela se apresenta, tornem-se usuários competentes desse mecanismo de participação social.
Buscando atender a esses objetivos é que resolvemos fazer esse projeto de leitura, pois fará com que o educando tenha acesso aos mais diferentes tipos de textos: bilhetes quadrinhos, narrativas tradicionais e contemporâneas. Com essa idéia tornamos realidade a democratização do acesso a linguagem que constroem o pensamento e o cidadão, fazendo com que pessoas posicionem criticamente frente ao universo de informações a que são expostas diariamente. Também estará aberto o espaço para a linguagem plástica, artística, gráfica, em fim, para as várias formas de linguagem de que o ser humano se vale para se expressar.
Esperamos que no decorrer deste projeto o aluno adquira o gosto, o hábito e o prazer pela leitura e que esta interfira no seu modo de pensar, comportar e agir.
OBJETIVOS:
Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender ponto de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
Desenvolver e ampliar o gosto e o hábito de leitura, além da competência das crianças como leitores de diferentes textos;
Propor situações em que as crianças compreendam a leitura e dela façam uso, segundo diferentes contextos, interlocutores e objetivos;
Favorecer habilidades de decodificação dos signos gráficos quanto as competências para interpretar, construir o sentido do texto, fazer inferências, fazer antecipação de leitura etc;
Compreender a escrita como uma representação da linguagem, com diferentes funções e usos culturais;
Redigir textos espontâneos, procurando identificar suas hipóteses sobre a escrita, ainda que eles mereçam aprimoramento de diferentes pontos de vista;
Distinguir, selecionar e registrar diferentes unidades sonoras-letras, sílabas, palavras segundo suas convenções fonéticas e ortográficas;
Sistematizar ao longo do processo, os casos de correspondência entre a língua oral e a língua escrita através da gramática e ortografia.
CONTEÚDOS
Textos variados
Rótulos x logomarca
Música
Poesia
História em quadrinho*
História infantil*
Advinhas
Fábulas
Trava-línguas
Provérbios
Advinhas
Cantigas de roda
Receitas
Bulas
Jornais
Revistas
Propagandas / anúncios
Avisos
Mensagens
Lista de compras
Convites
Cartas
Bilhetes
Recados
Folhetos
Pensamentos
Contos
Livros paradidáticos
Jornal mural*
Livro de poesias*
Soletração*
Cantinho da leitura*
METODOLOGIA:
Os conteúdos serão trabalhados através de:
Leitura oral coletiva e individual.
Escrita e interpretação de texto.
Organização de grupos.
Músicas para a descontração, socialização e fixação dec conteúdos.
Jogos e brincadeiras. bingo, caça-palavras, cruzadinha, encaixe, quebra-cabeças.
Pesquisa em dicionário.
Produção de texto: livre, ditado ao professor, recontando histórias, descrição de cenas, gravuras etc.
Montagem de textos, frases e palavras.
Jogral.
Dramatização.
Confecção de mini-dicionários, livros etc.
Trabalhos e exposição dos trabalhos.
Leituras compartilhadas.
Piadas.
Banco de palavras.
Mico de palavras.
Batalha naval de palavras.
Stops.
Mural.
Alfabeto móvel.
Cartazes.
RECURSOS:
Cartolina, chamex, papel madeira, papel cartão, papel camurça, papel crepom, fita adesiva, cola, pincel atômico, tesoura, revistas, rótulos, livros didáticos, paradidáticos, jornais, barbantes, tarefa mimeografada.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados:
Durante o processo e desenvolvimento do projeto no decorrer do ano letivo, serão observados os seguintes aspectos:
Participação
Espontaneidade
Interesse e desenvolvimento nas atividades propostas
Obs.: Os conteúdos destacados (*) terão projetos específicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário