TEMA: Jornal Mural
Séries atendidas: 4ª séries
Elaboração: Jarliana Borges Lobo Rodrigues
Autora: Jarliana
Justificativa:
Os nossos alunos não estão familiarizados com o tipo de texto utilizado nos jornais, pois a realidade financeira que vivem não os dá a oportunidade de comprá-lo, utilizando alguns exemplares pretendemos incentivar os alunos ao gosto pela leitura de jornais produzindo seu próprio jornal.
Objetivos:
• Formar leitores autônomos de jornais;
• Ampliar a capacidade de leitura e escrita dos alunos;
• Desenvolver procedimentos de revisão de texto;
• Ampliar os conhecimentos sobre a língua escrita;
• Levar para sala de aula discussões sobre temas sociais atuais;
• Intensificar os laços entre escola e comunidade;
• Informar a comunidade escolar sobre acontecimentos do mundo, país, estado, cidade, bairro e assuntos referentes à escola;
Metodologia:
• Leitura oral, coletiva e individual;
• Escrita é interpretação de texto;
• Organizações de grupos e pesquisas;
• Pesquisas em jornais;
• Produção de textos.
Recursos:
• Jornais;
• Chamex;
• Mural;
• Cola;
• Pincel atômico;
• Tesouras;
• Gravuras.
Avaliação:
Para avaliar o desempenho dos alunos, analisaremos se os objetivos foram alcançados.
Observações:
Dar um nome ao jornal e preocupar-se com a disposição das noticias no mural para ter uma boa compreensão de cada uma delas.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Primeiramente deve levar jornais para a sala de aula para serem observados pelos alunos e através de perguntas, saber o conhecimento que cada um tem sobre o jornal. Depois o professor deve explicar cada parte que compõe o jornal, sendo que, os componentes fixos da primeira página são: título, data e manchete. A primeira página serve para adiantar os assuntos principais do jornal sendo que muitas vezes podem ser apoiados por fotos.
Criar com os alunos uma caixa ou pastas onde coloquem as notícias que mais chamou a atenção dos alunos, a seguir, divida a sala em duplas ou da forma que achar conveniente pedindo aos alunos que leiam a noticia escolhida por eles e compartilhem com os colegas o título e subtítulo da noticia sem esquecer-se de dizer de que editora foram elas extraídas. Depois os alunos devem contar com suas próprias palavras o conteúdo da notícia, em seguida, devem reescrever a notícia dando um novo titulo e subtítulo e outra organização de idéia. O professor deve lembra-se e compartilhar com os alunos que as principais características de um texto jornalístico se resumem a seis perguntas, sendo elas: o que?, quem?, quando?, como? onde? e porque?.
Expõe-se novamente a noticia agora com suas modificações. Após a exposição de todos devem trocar suas noticias para serem revisadas pelos outros alunos sendo que, a revisão deve ser feita em uma folha à parte para não prejudicar o trabalho do colega.
Agora, com alunos mais familiarizados com os textos informativos é ora de partir para a ação e decidir o que será editado no jornal, podendo ser dividido nas seguintes seções: mundo, Brasil, Pará, Redenção, escola, entrevista, agenda, correspondências e classificados.
Divida as equipes por seções.
Agora é ora de auxiliar os alunos na elaboração dos textos para que os mesmos sejam claros e de fácil compreensão e, sobretudo sem erros, se necessário o professor deve reescrever o texto no quadro para os alunos.
O sucesso deste projeto depende da dedicação de todos!
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