TEMA: No mundo do Gibi
ELABORAÇÃO: Jarliana Borges Lobo Rodrigues
EXECUÇÃO: Professores e Comunidade escolar
CLIENTELA: 2º ano a 4ª série do Ensino Fundamental
Justificativa:
A escola tem a responsabilidade de garantir aos educandos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento que lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento.
Os nossos educandos apresentam dificuldades na leitura e desinteresse pelo assunto. Sendo assim, notamos a necessidade de mudar o jeito de trabalhar e despertar o interesse por ler através de brincadeiras, considerando que os desenhos e símbolos gráficos exercem fascínio nos educandos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos da educação é saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Objetivos:
Envolver os educandos em atividades que tenham como referência as histórias em quadrinhos com metodologias adaptável a qualquer disciplina.
Estimular os docentes a utilizar esse recurso didático interdisciplinarmente.
Integrar a comunidade à escola, onde a mesma participe e coopere para incentivar à leitura.
Instigar a criticidade nos educandos.
Metas:
Que os educandos desenvolvam pelo menos em 80% o gosto pela leitura, onde a mesma não seja desenvolvida apenas no ambiente escolar, mas onde quer que ele esteja.
Sabemos que o uso da leitura de imagens favorece a compreensão da escrita, e nesta experiência concreta, o fluir do Projeto dá-se de forma natural facilitando a compreensão aos conteúdos abordados em sala de aula pelos professores envolvidos no Projeto.
Contribuir na busca de melhor qualidade de ensino na Escola Pública, mediando a execução do projeto por qualquer educador que ofereça participação ativa, autônoma e cooperativa.
Apresentar um demonstrativo que esclareça o nível de aproveitamento desse projeto, realizando uma análise comparativa.
Metodologia
Desenvolver uma oficina com os docentes, de como trabalhar com as histórias em quadrinhos para o incentivo à leitura.
Trabalhar o "gibi" de forma dinâmica em sala de aula e especificamente na Sala de Leitura, a partir de um tema escolhido democraticamente pela turma participante.
É solicitado aos educandos atenção especial em associar imagem/palavra dando ênfase ao prazer de ler, estimulando - para a criação de textos, cartilhas, painéis, maquetes, exposições em seminários na sala de aula, dramatizações, etc.
Recursos:
• Humanos:
Coordenador, Diretor, professor, alunos e comunidade.
• Materiais:
Gibis, cola, tesoura, papel chamex, canetinha, cartolina, livros e revistas para recorte, caneta, lápis, lápis de cor e régua.
• Parceiros:
Bancas de Revista, Biblioteca particular e empresários.
Acompanhamento e avaliação.
Participação do corpo docente no projeto.
Confecção das histórias em quadrinhos.
Participação dos discentes no projeto.
Exposição dos trabalhos realizados.
Observação individual e discussão coletiva interesse de cada um e desenvolvimento nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário