segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Projeto Leitura

Projeto de leitura

TEMA: Mergulhando na Leitura

DURAÇÃO DO PROJETO: Este projeto será desenvolvido durante o decorrer do ano

CLIENTELA: 1º ano á 4ª série do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA

A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento. Ler para ser um cidadão do mundo letrado.
Dessa forma, a prática de ensino deve centrar-se no uso da linguagem: língua oral, para que os alunos saibam adequar suas falas aos diferentes contextos diários e da língua escrita para que, ao compreender o uso das diferentes formas em que ela se apresenta, tornem-se usuários competentes desse mecanismo de participação social.
Buscando atender a esses objetivos é que resolvemos fazer esse projeto de leitura, pois fará com que o educando tenha acesso aos mais diferentes tipos de textos: bilhetes quadrinhos, narrativas tradicionais e contemporâneas. Com essa idéia tornamos realidade a democratização do acesso a linguagem que constroem o pensamento e o cidadão, fazendo com que pessoas posicionem criticamente frente ao universo de informações a que são expostas diariamente. Também estará aberto o espaço para a linguagem plástica, artística, gráfica, em fim, para as várias formas de linguagem de que o ser humano se vale para se expressar.
Esperamos que no decorrer deste projeto o aluno adquira o gosto, o hábito e o prazer pela leitura e que esta interfira no seu modo de pensar, comportar e agir.

OBJETIVOS:

Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender ponto de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
 Desenvolver e ampliar o gosto e o hábito de leitura, além da competência das crianças como leitores de diferentes textos;
 Propor situações em que as crianças compreendam a leitura e dela façam uso, segundo diferentes contextos, interlocutores e objetivos;
 Favorecer habilidades de decodificação dos signos gráficos quanto as competências para interpretar, construir o sentido do texto, fazer inferências, fazer antecipação de leitura etc;
 Compreender a escrita como uma representação da linguagem, com diferentes funções e usos culturais;
 Redigir textos espontâneos, procurando identificar suas hipóteses sobre a escrita, ainda que eles mereçam aprimoramento de diferentes pontos de vista;
 Distinguir, selecionar e registrar diferentes unidades sonoras-letras, sílabas, palavras segundo suas convenções fonéticas e ortográficas;
 Sistematizar ao longo do processo, os casos de correspondência entre a língua oral e a língua escrita através da gramática e ortografia.

CONTEÚDOS

 Textos variados
 Rótulos x logomarca
 Música
 Poesia
 História em quadrinho*
 História infantil*
 Advinhas
 Fábulas
 Trava-línguas
 Provérbios
 Advinhas
 Cantigas de roda
 Receitas
 Bulas
 Jornais
 Revistas
 Propagandas / anúncios
 Avisos
 Mensagens
 Lista de compras
 Convites
 Cartas
 Bilhetes
 Recados
 Folhetos
 Pensamentos
 Contos
 Livros paradidáticos
 Jornal mural*
 Livro de poesias*
 Soletração*
 Cantinho da leitura*



METODOLOGIA:

Os conteúdos serão trabalhados através de:
 Leitura oral coletiva e individual.
 Escrita e interpretação de texto.
 Organização de grupos.
 Músicas para a descontração, socialização e fixação dec conteúdos.
 Jogos e brincadeiras. bingo, caça-palavras, cruzadinha, encaixe, quebra-cabeças.
 Pesquisa em dicionário.
 Produção de texto: livre, ditado ao professor, recontando histórias, descrição de cenas, gravuras etc.
 Montagem de textos, frases e palavras.
 Jogral.
 Dramatização.
 Confecção de mini-dicionários, livros etc.
 Trabalhos e exposição dos trabalhos.
 Leituras compartilhadas.
 Piadas.
 Banco de palavras.
 Mico de palavras.
 Batalha naval de palavras.
 Stops.
 Mural.
 Alfabeto móvel.
 Cartazes.

RECURSOS:

Cartolina, chamex, papel madeira, papel cartão, papel camurça, papel crepom, fita adesiva, cola, pincel atômico, tesoura, revistas, rótulos, livros didáticos, paradidáticos, jornais, barbantes, tarefa mimeografada.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados:
Durante o processo e desenvolvimento do projeto no decorrer do ano letivo, serão observados os seguintes aspectos:
 Participação
 Espontaneidade
 Interesse e desenvolvimento nas atividades propostas








Obs.: Os conteúdos destacados (*) terão projetos específicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário