segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Projeto Higiene

TEMA: “Vamos deixar tudo limpinho”
PROJETO:" higiene e saúde”
CLIENTELA: Turmas do 1º ano a 4ª série do Ensino Fundamental.

Justificativa:
Ser cidadão individual é ajudar ao próximo ao meio em que vive, para que se tenha uma qualidade de vida melhor. Por isso temos que dar importância e valorizar a tudo o que nos cercam como o próprio solo..
Notamos que nossos alunos não são informados da importância e da necessidade de ter uma boa higiene pessoal e limpeza do ambiente escolar para terem uma boa saúde.
Buscamos através desse projeto, levar os nossos alunos a adquirirem o habito de tomar banho antes de ir para a escola e cuidar de suas unhas e cabelos, também devem adquirir o hábito de jogarem o lixo sempre na lixeira, pois, devemos conserva a escola sempre limpa e agradável.

Objetivos:
Que possam ser alcançados:
- Incentivar os alunos a manter uma boa higiene pessoal.
- Integrar escola e comunidade.
- Informar sobre a importância e a necessidade de ter uma boa higiene.
- Ensinar como se pode ter uma boa higiene,
- Aquisição do conhecimento sobre prevenção de doenças.
- Informar sobre os cuidados para evitar a transmissão dos piolhos, e a higiene adequada para a eliminação dos piolhos e das lêndeas.

CONTEÚDOS
- Leitura e escrita, caça palavras – bingos – cruzadinhas.
- Textos informativos.
- Panfletos.
- Musicas relacionadas ao tema
- Convite
- Palestras
-
METODOLOGIA/RECURSO :
Os conteúdos serão trabalhados através de aulas expositivas e dialogadas e atividades planejadas exclusivamente enfatizando o tema do projeto “Vamos deixar tudo limpinho”.
Leitura de textos variados (informativo, poéticos, regras básicas de higiene) produção de textos, leitura, escrita, pesquisa, pintura de desenhos).
Elaborar como os alunos os combinados de higiene, para serem afixados no mural da sala.
Confecção de álbuns sobre as regras básicas de higiene.
Mutirão de limpeza da sala de aula.
Elaboração de cartazes com as práticas de higiene.
Utilizando diversos materiais como: jornais, livros, revistas, cartazes, tarefas mimeografadas, folhetos, chamex, cartolina, cola e outros.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto, através do interesse e participação demonstrando ao realizar as atividades proposta.

CULMINÂNCIA:
Será realizado o projeto “Vamos deixar tudo limpinho” onde participarão todos os funcionários da escola, alunos, a comunidade e os demais interessados. Finalizará com atividades lúdicas, dramatização e palestra.

Projeto Leitura

Projeto de leitura

TEMA: Mergulhando na Leitura

DURAÇÃO DO PROJETO: Este projeto será desenvolvido durante o decorrer do ano

CLIENTELA: 1º ano á 4ª série do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA

A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento. Ler para ser um cidadão do mundo letrado.
Dessa forma, a prática de ensino deve centrar-se no uso da linguagem: língua oral, para que os alunos saibam adequar suas falas aos diferentes contextos diários e da língua escrita para que, ao compreender o uso das diferentes formas em que ela se apresenta, tornem-se usuários competentes desse mecanismo de participação social.
Buscando atender a esses objetivos é que resolvemos fazer esse projeto de leitura, pois fará com que o educando tenha acesso aos mais diferentes tipos de textos: bilhetes quadrinhos, narrativas tradicionais e contemporâneas. Com essa idéia tornamos realidade a democratização do acesso a linguagem que constroem o pensamento e o cidadão, fazendo com que pessoas posicionem criticamente frente ao universo de informações a que são expostas diariamente. Também estará aberto o espaço para a linguagem plástica, artística, gráfica, em fim, para as várias formas de linguagem de que o ser humano se vale para se expressar.
Esperamos que no decorrer deste projeto o aluno adquira o gosto, o hábito e o prazer pela leitura e que esta interfira no seu modo de pensar, comportar e agir.

OBJETIVOS:

Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender ponto de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
 Desenvolver e ampliar o gosto e o hábito de leitura, além da competência das crianças como leitores de diferentes textos;
 Propor situações em que as crianças compreendam a leitura e dela façam uso, segundo diferentes contextos, interlocutores e objetivos;
 Favorecer habilidades de decodificação dos signos gráficos quanto as competências para interpretar, construir o sentido do texto, fazer inferências, fazer antecipação de leitura etc;
 Compreender a escrita como uma representação da linguagem, com diferentes funções e usos culturais;
 Redigir textos espontâneos, procurando identificar suas hipóteses sobre a escrita, ainda que eles mereçam aprimoramento de diferentes pontos de vista;
 Distinguir, selecionar e registrar diferentes unidades sonoras-letras, sílabas, palavras segundo suas convenções fonéticas e ortográficas;
 Sistematizar ao longo do processo, os casos de correspondência entre a língua oral e a língua escrita através da gramática e ortografia.

CONTEÚDOS

 Textos variados
 Rótulos x logomarca
 Música
 Poesia
 História em quadrinho*
 História infantil*
 Advinhas
 Fábulas
 Trava-línguas
 Provérbios
 Advinhas
 Cantigas de roda
 Receitas
 Bulas
 Jornais
 Revistas
 Propagandas / anúncios
 Avisos
 Mensagens
 Lista de compras
 Convites
 Cartas
 Bilhetes
 Recados
 Folhetos
 Pensamentos
 Contos
 Livros paradidáticos
 Jornal mural*
 Livro de poesias*
 Soletração*
 Cantinho da leitura*



METODOLOGIA:

Os conteúdos serão trabalhados através de:
 Leitura oral coletiva e individual.
 Escrita e interpretação de texto.
 Organização de grupos.
 Músicas para a descontração, socialização e fixação dec conteúdos.
 Jogos e brincadeiras. bingo, caça-palavras, cruzadinha, encaixe, quebra-cabeças.
 Pesquisa em dicionário.
 Produção de texto: livre, ditado ao professor, recontando histórias, descrição de cenas, gravuras etc.
 Montagem de textos, frases e palavras.
 Jogral.
 Dramatização.
 Confecção de mini-dicionários, livros etc.
 Trabalhos e exposição dos trabalhos.
 Leituras compartilhadas.
 Piadas.
 Banco de palavras.
 Mico de palavras.
 Batalha naval de palavras.
 Stops.
 Mural.
 Alfabeto móvel.
 Cartazes.

RECURSOS:

Cartolina, chamex, papel madeira, papel cartão, papel camurça, papel crepom, fita adesiva, cola, pincel atômico, tesoura, revistas, rótulos, livros didáticos, paradidáticos, jornais, barbantes, tarefa mimeografada.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados:
Durante o processo e desenvolvimento do projeto no decorrer do ano letivo, serão observados os seguintes aspectos:
 Participação
 Espontaneidade
 Interesse e desenvolvimento nas atividades propostas








Obs.: Os conteúdos destacados (*) terão projetos específicos

Projeto Com música também se aprende

TEMA: Com música também se aprende!
ELABORAÇÃO: Professora Célia Oliveira dos Anjos
COORDENAÇÃO: Jarliana
CLIENTELA: Turmas da 4ª série do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de ensinar os alunos a aprenderem a ler com mais facilidade, aproveitamos a utilização do lúdico para despertar o prazer pela leitura, interpretação e produção de textos, conduzindo-os a viajar no mundo da Leitura.
Utilizando diversidade da música pretendemos mostrar tanto o universo cultural como o do saber, do divertimento e do resgate as pluralidade cultural.

OBJETIVOS:
 Resgatar a músicas folclóricas, populares e as cantigas de roda.
 Desenvolver habilidades de leitura lúdica, produção e criação de textos.
 Ensinar os alunos com se ler e cantar as músicas.


METODOLOGIA:
 Cartazes
 Álbum seriado
 Produção e audição de música

RECURSOS:
Cartolina, álbum seriado, chamex, livro, música, cds, som.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante o processo e desenvolvimento do projeto, serão observados os seguintes aspectos, Participação, Espontaneidade, Interesse e desenvolvimento nas atividades propostas.

CULMINÂNCIA:
Exposição e apresentação das músicas

Projeto Mundo dos Gibis

TEMA: No mundo do Gibi
ELABORAÇÃO: Jarliana Borges Lobo Rodrigues
EXECUÇÃO: Professores e Comunidade escolar

CLIENTELA: 2º ano a 4ª série do Ensino Fundamental

Justificativa:
A escola tem a responsabilidade de garantir aos educandos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento que lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento.
Os nossos educandos apresentam dificuldades na leitura e desinteresse pelo assunto. Sendo assim, notamos a necessidade de mudar o jeito de trabalhar e despertar o interesse por ler através de brincadeiras, considerando que os desenhos e símbolos gráficos exercem fascínio nos educandos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos da educação é saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Objetivos:
Envolver os educandos em atividades que tenham como referência as histórias em quadrinhos com metodologias adaptável a qualquer disciplina.
Estimular os docentes a utilizar esse recurso didático interdisciplinarmente.
Integrar a comunidade à escola, onde a mesma participe e coopere para incentivar à leitura.
Instigar a criticidade nos educandos.

Metas:
Que os educandos desenvolvam pelo menos em 80% o gosto pela leitura, onde a mesma não seja desenvolvida apenas no ambiente escolar, mas onde quer que ele esteja.
Sabemos que o uso da leitura de imagens favorece a compreensão da escrita, e nesta experiência concreta, o fluir do Projeto dá-se de forma natural facilitando a compreensão aos conteúdos abordados em sala de aula pelos professores envolvidos no Projeto.
Contribuir na busca de melhor qualidade de ensino na Escola Pública, mediando a execução do projeto por qualquer educador que ofereça participação ativa, autônoma e cooperativa.
Apresentar um demonstrativo que esclareça o nível de aproveitamento desse projeto, realizando uma análise comparativa.

Metodologia
Desenvolver uma oficina com os docentes, de como trabalhar com as histórias em quadrinhos para o incentivo à leitura.
Trabalhar o "gibi" de forma dinâmica em sala de aula e especificamente na Sala de Leitura, a partir de um tema escolhido democraticamente pela turma participante.
É solicitado aos educandos atenção especial em associar imagem/palavra dando ênfase ao prazer de ler, estimulando - para a criação de textos, cartilhas, painéis, maquetes, exposições em seminários na sala de aula, dramatizações, etc.

Recursos:
• Humanos:
Coordenador, Diretor, professor, alunos e comunidade.

• Materiais:
Gibis, cola, tesoura, papel chamex, canetinha, cartolina, livros e revistas para recorte, caneta, lápis, lápis de cor e régua.

• Parceiros:
Bancas de Revista, Biblioteca particular e empresários.

Acompanhamento e avaliação.
Participação do corpo docente no projeto.
Confecção das histórias em quadrinhos.
Participação dos discentes no projeto.
Exposição dos trabalhos realizados.
Observação individual e discussão coletiva interesse de cada um e desenvolvimento nas atividades propostas.

PROJETOS

TEMA: Jornal Mural
Séries atendidas: 4ª séries
Elaboração: Jarliana Borges Lobo Rodrigues
Autora: Jarliana

Justificativa:
Os nossos alunos não estão familiarizados com o tipo de texto utilizado nos jornais, pois a realidade financeira que vivem não os dá a oportunidade de comprá-lo, utilizando alguns exemplares pretendemos incentivar os alunos ao gosto pela leitura de jornais produzindo seu próprio jornal.

Objetivos:
• Formar leitores autônomos de jornais;
• Ampliar a capacidade de leitura e escrita dos alunos;
• Desenvolver procedimentos de revisão de texto;
• Ampliar os conhecimentos sobre a língua escrita;
• Levar para sala de aula discussões sobre temas sociais atuais;
• Intensificar os laços entre escola e comunidade;
• Informar a comunidade escolar sobre acontecimentos do mundo, país, estado, cidade, bairro e assuntos referentes à escola;

Metodologia:
• Leitura oral, coletiva e individual;
• Escrita é interpretação de texto;
• Organizações de grupos e pesquisas;
• Pesquisas em jornais;
• Produção de textos.

Recursos:

• Jornais;
• Chamex;
• Mural;
• Cola;
• Pincel atômico;
• Tesouras;
• Gravuras.


Avaliação:
Para avaliar o desempenho dos alunos, analisaremos se os objetivos foram alcançados.

Observações:
Dar um nome ao jornal e preocupar-se com a disposição das noticias no mural para ter uma boa compreensão de cada uma delas.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Primeiramente deve levar jornais para a sala de aula para serem observados pelos alunos e através de perguntas, saber o conhecimento que cada um tem sobre o jornal. Depois o professor deve explicar cada parte que compõe o jornal, sendo que, os componentes fixos da primeira página são: título, data e manchete. A primeira página serve para adiantar os assuntos principais do jornal sendo que muitas vezes podem ser apoiados por fotos.
Criar com os alunos uma caixa ou pastas onde coloquem as notícias que mais chamou a atenção dos alunos, a seguir, divida a sala em duplas ou da forma que achar conveniente pedindo aos alunos que leiam a noticia escolhida por eles e compartilhem com os colegas o título e subtítulo da noticia sem esquecer-se de dizer de que editora foram elas extraídas. Depois os alunos devem contar com suas próprias palavras o conteúdo da notícia, em seguida, devem reescrever a notícia dando um novo titulo e subtítulo e outra organização de idéia. O professor deve lembra-se e compartilhar com os alunos que as principais características de um texto jornalístico se resumem a seis perguntas, sendo elas: o que?, quem?, quando?, como? onde? e porque?.
Expõe-se novamente a noticia agora com suas modificações. Após a exposição de todos devem trocar suas noticias para serem revisadas pelos outros alunos sendo que, a revisão deve ser feita em uma folha à parte para não prejudicar o trabalho do colega.
Agora, com alunos mais familiarizados com os textos informativos é ora de partir para a ação e decidir o que será editado no jornal, podendo ser dividido nas seguintes seções: mundo, Brasil, Pará, Redenção, escola, entrevista, agenda, correspondências e classificados.
Divida as equipes por seções.
Agora é ora de auxiliar os alunos na elaboração dos textos para que os mesmos sejam claros e de fácil compreensão e, sobretudo sem erros, se necessário o professor deve reescrever o texto no quadro para os alunos.
O sucesso deste projeto depende da dedicação de todos!